TTR In The Press
Diário Económico Sapo
October 2014
Caixa BI e BESI lideram assessoria a M&A em 2014
Sociedades Morais Leitão e Garrigues lideram no segmento da assessoria jurídica.
O mercado de fusões e aquisições (M&A) em Portugal registou durante o terceiro trimestre de 2014 o maior número de transacções dos últimos 15 meses, com 55 'deals', segundo o último relatório elaborado pelo Transaccional Track Record (TTR). No conjunto dos nove meses de 2014, tiveram lugar 125 negócios de M&A em Portugal, com o Caixa BI e a Morais Leitão a liderarem os rankings de 'advisors' financeiros e jurídicos, respectivamente, em termos de valor das operações assessoradas.
De 1 de Janeiro a 30 de Setembro de 2014, o Caixa BI assessorou operações no valor de dois mil milhões de euros, num total de quatro 'deals'. Seguem-se o J.P. Morgan, o Morgan Stanley e o BCG, com uma operação cada, no valor de 1,6 mil milhões de euros.
Por número de operações assessoradas, o BES Investimento lidera, porém, com um total de nove operações assessoradas, no valor de 414 milhões de euros.
No segmento dos assessores jurídicos, a Morais Leitão lidera em termos de valor de negócios apoiados, com um total de 1,9 mil milhões de euros, com sete transacções. Seguem-se, neste ranking, as sociedades PLMJ, ABBC, Linklaters e Uría. Já no que toca ao número de operações apoiadas, a Garrigues lidera com nove negócios, seguida da Morais Leitão (sete), Uría (sete), PLMJ (seis) e Cuatrecasas (seis).
Número de transacções quase suplica no terceiro trimestre
Segundo o TTR, o valor total movimentado no terceiro trimestre não superou o dos últimos trimestres, mas "foram registadas 55 transacções, entre anunciadas e concluídas, o que representa um aumento de 61,76% em relação ao mesmo período do ano passado e um aumento de 89,65% em relação ao segundo trimestre de 2014".
Os negócios mais relevantes foram a venda da Espírito Santo Saúde à Fidelidade (461 milhões de euros) e a alienação da Tranquilidade ao fundo Apollo Global Management.
O TTR acrescentou que o valor total movimentado foi de aproximadamente 1,12 milhões de euros, "sendo inferior ao do trimestre anterior, principalmente por causa das transacções de alto valor registradas no período em questão, além da confidencialidade em relação ao valor de diversas transacções no trimestre actual".
Frisou que entre os sectores mais activos está o de tecnologia com 27 transacções, seguido pelo de saúde com sete transacções registradas e o financeiro com quatro. "Neste último se destaca o investimento realizado pela CGD Caixa Geral de Depósitos na empresa Octo Investimentos, no valor de 67,3 milhões", referiu.
Económico - http://economico.sapo.pt/noticias/caixa-bi-e-besi-lideram-assessoria-a-ma-em-2014_204085.html