TTR In The Press
Consultor Jurídico
October 2022
Downrounds e venture capital: reflexos da instabilidade no investimento em startup
Nos últimos dois anos, mesmo com o advento da pandemia do Covid-19, o mercado registrou um aumento significativo no número de investimentos venture capital em empresas brasileiras, tendo registrado apenas no ano de 2021 um volume de R$ 46,5 bilhões dessa modalidade em startups brasileiras .
Para o ano de 2022, percebeu-se a reversão dos contínuos aumentos nos investimentos verificados nos últimos quatro anos. Não só o Brasil, mas também o mercado global passaram a enfrentar algumas adversidades, gerando a queda no volume de capitais de risco direcionados para startups.
De acordo com o relatório Venture Pulse Q1 2022 da KPMG, no primeiro trimestre de 2022, houve queda de 42% nos investimentos de venture capital no Brasil, comparado ao quarto trimestre de 2021. Nesse mesmo sentido, o Transactional Track Record (TTR) registrou uma queda de 28,43% no valor total acumulado em transações de venture capital no Brasil, no primeiro trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021 e uma queda de 41,66% no valor total acumulado em transações de venture capital no Brasil, no segundo trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior .
A queda dos investimentos de venture capital pode ser justificada pelo aumento da inflação e taxa de juros, cenário que vem sendo enfrentado pelo Brasil e por outros diversos países. Não obstante, os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia e o ano eleitoral geram uma instabilidade acerca do futuro cenário brasileiro e faz com que os investidores se tornem mais críticos e exigentes antes da tomada de qualquer risco.
Source: Consultor Jurídico - Brazil