TTR In The Press

Bahia Econômica

January 2019

Empresas brasileiras atraíram menos capital estrangeiro em 2018

O número de empresas brasileiras adquiridas por estrangeiros foi o menor dos últimos quatro anos em 2018, mostrou um relatório da Transactional Track Record (TTR) fornecido ao G1. Foram 288 operações no ano passado, contra 355 em 2017, uma retração de 18,8%. “O número de transações deste tipo vem diminuindo desde 2015, com uma leve retomada em 2017, para depois fechar o ano passado com expressiva redução”, explica o diretor de inteligência e pesquisa da TTR, Wagner Marques Rodrigues.

O menor interesse pelo investimento produtivo no Brasil foi confirmado esta semana pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Davos. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil caiu 12% em 2018, de US$ 68 bilhões para US$ 59 bilhões em 2018. O fluxo global também diminuiu.

Quase 40% dos investimentos externos no Brasil vieram de empresas norte-americanas, que estão na liderança das aquisições de negócios no Brasil desde 2010. Os franceses apareceram em seguida no estudo, com 10,4% das brasileiras que foram adquiridas, e o Reino Unido, com 7,6%.

De acordo com a TTR, o setor de tecnologia e internet continuou como o mais atrativo para os estrangeiros no Brasil, seguido do financeiro e de seguradoras. O estudo considera fusões e aquisições, operações de private equity (fundos que injetam recursos em empresas) e venture capital (investimento em negócios em fase inicial). O relatório não leva em conta joint ventures (nova empresa formada a partir de duas).


Source: Bahia Econômica - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: