TTR In The Press
Diário Económico Sapo
September 2014
Fusões e aquisições disparam com 14 operações no mês de Agosto
Operações de M&A duplicam face a 2013, com apoio da Linklaters, Garrigues, VdA, Morais Leitão, Caixa BI, BESI, Santander, BBVA e Baker Tilly.
O mês de Agosto foi pródigo em novas operações no tecido empresarial português, segundo os dados compilados pelo Transactional Track Record (TTR). O mercado de fusões e aquisições (M&A) esteve particularmente activo, com 14 operações registadas, tendo a venda da seguradora Tranquilidade, por 50 milhões de euros, sido a mais relevante.
"Em relação ao mercado de M&A em Portugal, foram contabilizadas 14 transacções, o dobro do registado no mês de Agosto de 2013", frisou o TTR.
Acrescentou que o volume de investimento alcançou 78,5 milhões de euros, sendo que uma das transacções de maior valor neste mês foi a compra da Companhia de Seguros Tranquilidade realizada pela 'private equity' norte-americana Apollo Global Management, por 50 milhões.
A Linklaters assessorou o Novo Banco nesta operação que se reveste de alguma complexidade adicional, devido ao facto de incidir sobre um activo cuja propriedade é disputada pelo Espírito Santo Financial Group (ESFG), que se encontra sob protecção contra credores no Luxemburgo.
Embora estas operações não constem ainda dos dados compilados pela TTR, a Linklaters tinha já em Agosto dois outros processos de M&A em mãos: em conjunto com o BES Investimento, apoia a Espírito Santo Saúde (alvo de duas OPA) e assessorou os bancos de investimento que participaram na última fase de privatização dos CTT, o Caixa BI e o JP Morgan, sabe o Diário Económico.
Os dados do TTR em Agosto não incluem esta informação, mas a corrida à Espírito Santo Saúde está também a mobilizar outros escritórios, como a Vieira de Almeida (VdA), que assessora o grupo José de Mello na sua Oferta Pública de Aquisição. A empresa da família Mello é também assessorada pelos bancos de investimento Santander e Caixa BI. Já o grupo mexicano Angeles, que apresentou em Agosto a primeira das ofertas de compra da ES Saúde, tem o apoio da Morais Leitão e BBVA.
Private equity e capital de risco destacam-se pela positiva
Segundo o TTR, a compra da TNL pela Ebioss Energy (15 milhões de euros) - assessorada pela Baker Tilly International- e da participação da CGD na Sumol+Compal pela Refrigor (10,5 milhões de euros), numa operação apoiada pelo Caixa BI, foram a segunda e terceira transacções mais relevantes no mês passado.
Agosto foi também um dos meses mais activos do ano na área de 'private equity', com quatro transacções registadas, totalizando o valor de 53 milhões de euros. Metade das operações envolveram empresas do sector de vidro, cerâmica, papel, plásticos e madeiras, que se tem posicionado como um dos mais activos em 2014.
O TTR destacou como operação do mês a aquisição de 11,11% do capital da Maxividro pela firma de 'private equity' Oxy Capital, no valor de 1,5 milhões de euros, que teve o escritório de advogados Garrigues como assessor jurídico, com uma equipa coordenada pelo sócio Mário Lino Dias. A mesma equipa da Garrigues assessorou a Oxy Capital na compra da Vitrocsa, por 1,5 milhões de euros.
No mês de Agosto, o mercado de 'venture capital' em Portugal movimentou o maior valor do ano, com um total de 10,5 milhões de euros em cinco operações. Acrescentou que os subsectores mais activos em Agosto foram o das tecnologias e o de consultoria, auditoria e engenharia, com um total de 23 e oito transacções respectivamente", frisou.
Diário Económico - http://economico.sapo.pt/noticias/fusoes-e-aquisicoes-disparam-com-14-operacoes-no-mes-de-agosto_201414.html