TTR In The Press

Valor Econômico

July 2020

Fusões e aquisições no Brasil caem 25% no 1º semestre, diz TTR

O volume financeiro movimentado foi 61% menor neste ano

 

As fusões e aquisições no Brasil tiveram um primeiro semestre mais fraco. Na comparação com os primeiros seis meses de 2019, o número de transações caiu 25%, totalizando 514 operações, e o volume financeiro movimentado foi 61% menor neste ano, segundo as informações da plataforma Transactional Track Record (TTR).

No segundo trimestre deste ano foram registradas 230 transações de fusões e aquisições, entre anunciadas e concluídas, por um valor total de R$ 13 bilhões. Este número é 36% menor do que o visto no segundo trimestre de 2019 e 19% abaixo dos primeiros três meses deste ano

O setor tecnológico, historicamente o mais ativo, teve uma redução de 14% no semestre, com 139 transações, seguido pelo setor financeiro e de seguros, que diminuiu em 29% o número de transações, com 66 operações. O setor de cuidados da saúde e higiene, no entanto, aumentou em 9% e apresentou 60 transações no período.

Neste ano, as empresas de tecnologia foram as que mais atraíram capital estrangeiro, mesmo assim, o investimento de fora diminuiu 24% no setor do Brasil, na comparação anual. Os Estados Unidos, maiores adquirentes no Brasil, reduziram seus investimentos em 22% em empresas brasileiras. Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros cortaram os investimentos no Brasil em 45% no período.

Os fundos de Venture Capital tiveram um fluxo de transações maior e aumentaram o número de investimentos em 17% na comparação anual, com 131 operações no Brasil até o fim de junho. O valor movimentado foi de R$ 3,4 bilhões, retração de 2%. Desde o início de 2020, os investimentos deste tipo no setor tecnológico tiveram um salto de 31%. Da mesma forma, os investimentos no setor de cuidados da saúde e higiene aumentaram em 200%, em relação ao mesmo período de 2019.


Source: Valor Econômico - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: