TTR In The Press

O Jornal Económico

October 2017, Teresa Saraiva

M&A: Back to Business

 

O ano de 2017 tem sido um ano próspero em termos de atividade de M&A a nível mundial, tendência verificada também no mercado português.

De acordo com o Mergermarket, na primeira metade deste ano, verificou-se um total de 8.077 transações concluídas representando um valor total de 1.492 mil milhões de dólares (cerca de 1.268 mil milhões de euros) que, embora represente um decréscimo no número de transações, trouxe um aumento de 8% em termos de valor, quando comparado com o período homólogo.

Em Portugal, segundo o mais recente relatório do Transactional Track Record (TTR), no primeiro semestre de 2017 foram registadas 172 transações, tendo sido revelados os valores de 71 operações, as quais mobilizaram um total de 11 mil milhões de euros, valor que já excede o registado em todo o ano de 2016. Os setores imobiliário, financeiro, tecnológico e da saúde aparecem como os mais procurados em termos de investimento estrangeiro e nacional. Por sua vez, Espanha apresenta-se simultaneamente como o país com maiores níveis de investimento em Portugal, mas também onde as empresas portuguesas realizaram um maior número de aquisições.

Para esta realidade, importa realçar o contributo das Private Equity (PEs) lusas e internacionais que, por um lado, têm atualmente um maior volume de fundos disponíveis com vista à recapitalização das empresas e, por outro, enfrentam condições mais favoráveis ao exit, o que tem dinamizado o mercado de M&A. Em Portugal, no primeiro semestre do ano, registaram-se 22 transações envolvendo PEs, um aumento de 57% face ao mesmo período de 2016.

Na segunda metade de 2017 continuamos a observar um aumento da atividade de M&A no mercado português com base i) no crescimento continuado da atividade no âmbito das PEs, ii) no incremento verificado no investimento estrangeiro e iii) nas previsões macroeconómicas de crescimento e de aumento da confiança (contribuindo também a subida do “rating” do país).
Com o objetivo de acompanhar as tendências e perspetivas do mercado e de apoiar os nossos clientes a atingir o melhor desempenho para o seu capital e a alcançar os objetivos estratégicos definidos para as suas empresas, a EY conta desde 2014 com uma equipa composta por profissionais especializados e com uma experiência relevante em operações de M&A. Acedemos a possibilidades de crescimento através da identificação de oportunidades de expansão e da identificação/ captação de sinergias, acrescentando valor através da avaliação do potencial de geração de cash flows e identificando opções de financiamento favoráveis.

 

 


Source: O Jornal Económico - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: