TTR In The Press
O Jornal Económico
December 2024, Inês Amado
M&A em Portugal movimenta 9,5 mil milhões até novembro
Empresas : O Real Estate lidera entre os negócios mais ativos, segundo a TTR Data, registando 88 transações. Segue-se o de Internet, Software & IT Services, com 59 operações.
Omercado português de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) totalizou 9,5 milmilhões de euros entre janeiro e novembro. Os números são do mais recente relatório do TTR Data, que dá conta de um total de 503 operações nos primeiros onze meses do ano.
Olhando para a tabela de novembro, as 34 fusões e aquisições anunciadas e encerradas dizem respeito a um total de 250,70 milhões de euros. Comparando com o mesmo período de 2023, está em causa uma diminuição de 21% em transações, por um lado, e de 28% no capital mobilizado, por outro.
Em novembro, em destaque esteve a venda, pelo Grupo Mosqueteiros de 49% da sociedade que detém supermercados por 120 milhões à Leadcrest Capital Partners. O relatório destaca, também, a compra pela EDP de 16 novas centrais de geração solar descentralizada ao Grupo Tangipar, especialista em energia solar no Brasil, por 35 milhões de euros. O relatório da TTR Data destaca, para transação do mês de novembro, - apesar de o valor não ter sido tornado público -, a compra da miMed à Sociedade Francisco Manuel dos Santos pela CUF. Anteriomenete detida pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos. A operação foi assessorada em lei portuguesa pelo Cuatrecasas Portugal e VdA – Vieira de Almeida.
Na sequência do acordo alcançado com a Sociedade Francisco Manuel dos Santos para a aquisição da miMed, a rede de 13 clínicas localizadas na região da Grande Lisboa vão estar disponíveis com a marca CUF no primeiro trimestre de 2025.
Discriminando por setor, Real Estate lidera entre os mais ativos, segundo a TTR Data, registando 88 transações. Segue-se o de Internet, Software & IT Services. Responsável por 59 operações, este setor caiu 25% em termos homólogos.
De destacar que, no início de dezembro, foi feita “a maior transação já registada de um single asset no setor hoteleiro português”, com a compra pela Quinta do Lago do resort Conrad Algarve a fundo da DK/ECS, detida pela Davidson Kempner Capital Management.
“No âmbito Cross-Border, quanto à número de transações, Espanha e França foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 65 e 35 transações, respectivamente”, destaca o relatório da TTR Data.
Espanha foi o principal destino para investimento das empresas lusas, com 38, seguido do Reino Unido, com 13 transações.
Segundo o TTR Data, as operações de compra estrangeiras na Tecnologia e Internet cresceram 11% face ao mesmo período do ano passado.
Passando ao private equity, a TTR Data contabilizou 57 transações até novembro deste ano, que totalizaram 2,8 mil milhões.
Quanto a venture capital, estão em causa 105 rodadas de investimentos, correspondentes a 715 milhões de euros, representando um crescimento de 36% no capital mobilizado.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 121 transações com um valor de três mil milhões de euros, representando um aumento de 56% no valor total.
Por fim, no que diz respeito aos rankings de assessoria jurídica, a PLMJ lidera com 32 transações, num total de 1,9 mil milhões de euros. Quanto aos financeiros, o Banco Santander lidera este ano em termos de número de transações. O J.P. Morgan Chase International Holdings, com 900 milhões de euros, lidera em valor.
Source: O Jornal Económico - Portugal