TTR In The Press
Revista Exame
June 2018
Mercado de fusões e aquisições cresce com vigor até o mês de maio
O mercado de fusões e aquisições no Brasil está em pleno desenvolvimento e o ano de 2018 tem sido marcado por um intenso aumento no valor das vendas de empresas. De acordo com o relatório Transactional Track Record, foram realizadas transações no montante de R$ 92,8 bilhões, representando um crescimento de 32,24% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Felippe Ferreira, cofundador do meuBiZ, especializada em compra evenda de empresas , a melhora do cenário econômico brasileiro, ainda que pequena, tem elevado a disposição de investidores nesse tipo de operação. “Os investidores e as grandes corporações parecem ter compreendido que o pior momento econômico já passou e que há oportunidades já nesse momento de recuperação”, afirma.
As transações de compra e venda de empresas ocorrem com certa frequência entre grandes empresas e têm ganhado espaço também entre os pequenos e médios negócios. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Reino Unido, esse tipo de operação é muito comum e apresenta milhares de transações todo ano.
De acordo com Ferreira, é possível dividir o mercado de compra e venda de empresas em quatro segmentos: de grandes corporações, empresas médias, pequenos negócios e micro empresas. Quanto maiores os negócios, maior o vulto financeiro envolvido e mais profissionalizadas são as transações. Assim, tornar mais profissionais a venda de micro e pequenas e de ponto comercial no Brasil ainda é um desafio a ser buscado, afirma Felippe.
A venda de uma empresa pode possibilitar inúmeras vantagens para seu proprietário, dentre elas a possibilidade de se aposentar, mudar de setor, de cidade e, até mesmo, de prioridade de vida. Dessa forma, é cada vez maior a busca dos empresários pela alternativa de vender um negócio. “Nos cinco primeiros meses do ano de 2018 reportamos um aumento de mais de 20% na procura por comprar e vender negócios, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica Ferreira.
Todas essas tendências colocam à tona oportunidades de negócio para vendedores de pequenas empresas, compradores, investidores e consultores que atuam na área. “Apesar do crescimento já percebido até aqui, o segmento pode avançar ainda mais ao longo dos próximos meses e anos, já que, cada vez mais empresários que desconheciam essa alternativa têm buscado colocar suas empresas à venda , conclui.
Source: Revista Exame - Brazil