TTR In The Press

Público

September 2015

Mercado de fusões e aquisições movimentou mais de 800 milhões de euros em Agosto

Venda das Torres Colombo a um fundo de investimento por 80 milhões de euros foi considerado o negócio do mês.

O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou em Agosto sete transacções, no valor total de 832 milhões de euros, que elevam o total dos primeiros oito meses do ano a 10.739 milhões de euros entre negócios anunciados e concluídos, revela o relatório mensal Ibérico da consultora TTR - Transactional Track Record.


  Torre Ocidental, do complexo imobiliário Colombo, foi alienada em Agosto.

A transacção destacada pelo TTR em Agosto foi a venda da Torre Ocidente, do complexo Colombo, em Lisboa. A venda foi feita a um fundo de investimento imobiliário cotado em Singapura, por um valor próximo dos 80 milhões de euros, e foi vendido pelo consórcio formado pela Sonae Sierra, Caixa Geral de Depósitos, Iberdrola e CBRE Global Investors.

O valor de transacções registadas entre Janeiro e Agosto do corrente ano já é superior ao valor movimentado em todo o ano de 2014, tendo em conta as operações com valor divulgado, revela o relatório. O valor já realizado em 2015 também se aproxima do valor movimentado em 2013, que foi de 12,2 mil milhões de euros.

Em 2015, os subsectores mais activos no mercado português foram o imobiliário, o financeiro e o segurador. Seguem-se as áreas de tecnologia e de Internet. Em 2014, os subsectores que mais operações registaram situavam-se na área da tecnologia, do imobiliário, financeiro e segurador. E ainda no vidro, na cerâmica, no papel, no plásticos e nas madeiras.

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, as espanholas são as mais activas no acumulado do ano, com 11 aquisições. Em segundo lugar surge os Estados Unidos que até agora realizaram nove aquisições em território português. Em terceiro lugar surge a França, com sete aquisições. 

Já em relação aos países que realizaram os maiores investimentos em empresas lusas a liderança pertence a companhias de Luxemburgo, com um movimento de 5802 milhões de euros, seguida pelas empresas norte-americanas, que investiram 728,7 milhões de euros.

De Janeiro e Agosto de 2015, as empresas portuguesas já realizaram 11 compras em território estrangeiro. O Brasil foi o país onde as empresas lusas mais realizaram investimentos, com quatro aquisições, seguindo pela França, com três aquisições, e pela Espanha com duas operações. Os subsectores de maior interesse das empresas lusas são a distribuição e o retalho e bens de consumo.





Público - http://www.publico.pt/economia/noticia/mercado-de-fusoes-e-aquisicoes-movimentou-mais-de-800-milhoes-de-euros-em-agosto-1707181


Subscribe to our free newsletter: