TTR In The Press
Funds People
April 2014
O primeiro trimestre do Capital de Risco
Relatório da Transactional Track Record mostra a movimentação de private equity e venture capital nos primeiros três meses deste ano.
Os primeiros três meses deste ano foram algo movimentados, no que toca às transações através de Private Equity ou Venture Capital. Segundo o último relatório divulgado pela Transactional Track Record (TTR), "o número de fusões e aquisições no mercado Português foi muito semelhante ao número do primeiro trimestre do ano passado".
Autor da imagem: Smith413, Flickr, Creative Commons
Já "o número de operações realizadas por empresas de capital de risco em Portugal no primeiro trimestre aponta para um período muito ativo, onde a Portugal Ventures foi a protagonista , com cerca de sete investimentos", pode ler-se.
Cinco negócios de Private Equity
Durante os primeiros três meses do ano, de acordo com a TTR, houve cinco negócios de private equity, num valor conhecido de 150 milhões de euros. Esse valor corresponde apenas à operação entre a Springwater e o EBN Banco e o BES para a compra da Aernnova. Os restantes quatro negócios não apresentam valores, sendo que três desses negócios foram realizados com acionistas particulares: O Espaço Casa foi comprado pela Explorer III (Explorer Investments); a Setrova pela Mecwide (Inter-Risco Private Equity) e o Grupo Piedade pelo Fundo de Reestruturação Empresarial (Oxy Capital). A outra operação envolveu a compra da brasileira Prime Yield pela Tinsa (Advent International) e vendida pela OGER.
Portugal Ventures na linha da frente
Em relação ao Venture Capital, é a Portugal Ventures a entidade que mais comprou, tendo participado em sete (operações de compra de empresas como a Auditmark, Girrissima.com, iM3DICAL e a MyChild) das oito operações realizadas no mercado. No conjunto dos negócios, apenas um apresenta valores, com a compra da britânica Seedrs por parte da Faber Ventures com alguns acionistas particulares no valor de 3 milhões de euros.
Mercado de capitais movimentado
O primeiro trimestre foi mexido no mercado de capitais. Para a TTR o mercado "teve uma movimentação interessantes, demonstrado a vitalidade do sector". A abertura do capital da Espírito Santo Saúde foi concluída durante o segundo mês deste ano e teve o valor de mais de 166 milhões de euros.
Funds People Portugal - http://www.fundspeople.pt/noticias/o-primeiro-trimestre-do-capital-de-risco-82984