TTR In The Press

Iberian Lawyer

May 2021

Resistindo Ā Crise

Já estamos convivendo com a pandemia há mais de um ano e o impacto no mercado tem sido sentido em todas as áreas. Dados do Transactional Track Record (TTR), referente ao ano de 2020, revelam quais foram os principais escritórios e legal advisors, nas principais operações de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions no Brasil, tanto por número de transações quanto por valor do montante (conforme critérios da consultoria*).

O número de fusões e aquisições realizadas no Brasil caiu 5% em 2020 na comparação com 2019, e o volume movimentado nessas transações recuou 32% no embalo dos reflexos, no país, da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados do boletim da consultoria TTR sediada em Madri, na Espanha, foram 1.549 transações em 2020, a um valor total girado de R$ 229,5 bilhões. Apesar do recuo no volume de transações, os escritórios estão otimistas. O M&A permanece como uma forte estratégia de crescimento para as companhias.

O otimismo se deve ao fato de que, no cenário internacional, com a redução da intensidade da crise, as empresas estão voltando a direcionar para novos projetos recursos e esforços até então focados na manutenção do negócio.

A The Latin American Lawyer falou com os líderes de alguns renomados escritórios que apareceram no top 5 do ranking de principais escritórios e legal advisors, nas principais operações de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions no Brasil, apresentado pelo TTR, para saber como eles se posicionaram diante da crise sofrida ano passado e quais suas expectativas e perspectivas para este ano.

PRINCIPAIS ESCRITÓRIOS

Entre os escritórios de advocacia que lideraram o ranking de firmas em número de transações, estão entre os top 5: Veirano Advogados com 97 transações, seguido do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados com 87.

Em terceiro lugar aparece o escritório Derraik & Menezes com 63 deals, Lefosse Advogados com 52 e Demarest Advogados com 51 negócios.

Considerando o ranking de escritórios por valor de transação, Mattos Filho aparece em primeiro lugar, com uma transação de quase 9,5 milhões de dólares. Na sequência temos ainda entre o top 5 os escritórios Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Pinheiro Neto, Barbosa Müssnich Aragão e Veirano Advogados.

TOP DEALMAKERS

Derraik & Menezes, Dias Carneiro, Barreto Veiga Advogados e Veirano estão entre os 5 primeiros escritórios ranqueados em relação aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática nas áreas de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions em número de transações.

O advogado que somou um maior número de transações foi Rodrigo Menezes do Derraik & Menezes Advogados, com 50. Eduardo Zilbserberg que representava o Dias Carneiro aparece em segundo lugar, com 44. Seguido de Felipe Barreto Veiga e José Artur Storani, ambos representando o BVA e ambos com 42 transações cada. Guilherme Peres Potenza do Veirano fecha o top 5 com 37 negociações.

Entre os dealmakers em destaque por valor de transação estão: Marcelo Sampaio Góes Ricupero do Mattos Filho como primeiro colocado da lista, seguido de Fernando Tonanni do Machado Meyer. Manoela de Barros Penteado de Almeida, também do Mattos Filho aparece em terceiro lugar, todos eles comandaram transações acima de 5 milhões de dólares.

Em seguida temos Bruna Marrara Martinez também do Machado Meyer e fechando o top 5, Vitor Rozenthal pelo Veirano Advogados. *Estes rankings foram gerados com transações anunciadas no ano passado e não incluem aquisições/vendas de ativos e joint ventures.

Pelo menos uma das partes na transação é do país analisado. Em caso de empate, o critério adotado foi o seguinte: para um empate do número de transações, prevalece o valor total da transação; para um empate do valor da transação, prevalece o número de transações.

Quando ocorre um sorteio do número e do valor da transação, a posição original é mantida e as transações são organizadas alfabeticamente. Nas transações onde o mesmo consultor representa tanto o lado da compra quanto o lado da venda, a transação é creditada apenas uma vez como lado da compra. O lado da venda inclui mandatos de consultoria para alvos e vendedores.


Source: Iberian Lawyer - Spain 


Subscribe to our free newsletter: