TTR In The Press
Revista Exame
October 2018
Setor de fusões e aquisições segue aquecido no Brasil em ano eleitoral
De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), divulgados em agosto, os anúncios de fusões e aquisições apresentaram no primeiro semestre desempenho 54,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Outro levantamento, o da TTR (Transactional Track Record), revela um aumento de 18% nas operações do setor de Tecnologia em relação ao mesmo período do ano passado e de 20% no Financeiro e de Seguros.
O ranking da TTR aponta para a liderança do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados nos nove primeiros meses do ano como assessor jurídico de operações de fusões e aquisições. Das três maiores operações realizadas no Brasil em 2018, o Cescon Barrieu atuou em duas: a incorporação da Fibria pela Suzano Papel e Celulose e a OPA de aquisição do controle da Eletropaulo pela Enel. Ainda segundo o ranking da TTR, o escritório acumula no ano 40 operações de M&A, com valor declarado de R$ 51,4 bilhões.
O resultado foi obtido em período atípico. O primeiro semestre para o mercado de M&A foi bastante aquecido, não sendo contaminado pela instabilidade política gerada tradicionalmente em anos de eleições majoritárias. Apesar da alta procura de consultas de operações, o segundo semestre não apresentou até o momento a mesma força.
“Para 2019, esperamos uma forte retomada do mercado de M&A, caso o novo governo assuma compromisso com as reformas esperadas pelo mercado, e com uma melhora da percepção internacional em relação aos mercados emergentes”, comenta Maria Cristina Cescon, uma das principais especialistas em M&A no Brasil.
Source: Revista Exame - Brazil