TTR In The Press
Broadcast
January 2021
TTR: Fundos de private equity e venture capital estrangeiros reduziram em 42% os investimentos no Brasil
Os fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros reduziram seus investimentos no Brasil em 42% em 2020, segundo relatório mensal da plataforma Transaction Track Record (TTR), antecipado ao Broadcast . O relatório observou que em relação a aquisição de empresas de Tecnologia por investidores estrangeiros não houve variação na comparação anual.
De acordo com os dados divulgados, os Estados Unidos continuam sendo o principal investidor no Brasil e estiveram envolvidos em 119 aquisições em 2020, mas reduziram suas aquisições em 18% no Brasil. O segundo país que mais investiu no Brasil esse ano foi a Alemanha com 22 transações, e os terceiros más ativos foram a Espanha, o Reino Unido e o Canadá, que estiveram envolvidos em 15 aquisições no Brasil cada um deles.
Em relação à atuação brasileira no exterior, Estados Unidos é o destino favorito na hora de realizar investimentos, com 24 transações registradas em 2020. O segundo lugar onde o Brasil investiu mais esse ano é a Colômbia com nove transações.
Private Equity e Venture Capital
Ao todo - incorporando os dados de gestores brasileiros - foram registrados 124 investimentos realizados por fundos de private equity em 2020, dos quais 42 tiveram valor divulgados que somaram R$ 11,5 bilhões, o que representa uma redução de 55% na comparação anual.
E também incorporando os dados de gestores locais, os fundos de venture capital movimentaram um total de R$ 18,6 bilhões em 2020, aumento de 71% em relação a 2019. Foram 421 rodadas de investimento, o que representa um crescimento anual de 35%. O setor mais ativo foi o de tecnologia com 269 transações, aumento de 32% na comparação anual. O setor de financeiro e de seguros apresentou 84 transações, crescimento de 29% e o terceiro setor mais ativo foi o de higiene e saúde com um salto de 132% em relação a 2019, com 44 investimentos.
Source: Broadcast - Brazil