TTR In The Press

Monitor Mercantil

June 2024

Tendências de crescimento no mercado de M&A

O mercado de M&A no Brasil viu uma queda de 22%, mas setores como tecnologia, saúde e energias renováveis mostram promissoras oportunidades. Por Victor De Rossi e Leonardo Caroci

Em 2023, incertezas políticas e econômicas em escala global resultaram na queda das operações de fusões e aquisições (M&A) no Brasil. Segundo o relatório Brasil – Relatório Anual 2023, publicado pela TTR Data, tivemos um total de 2.008 transações de M&A, contra 2.387 transações concluídas em 2022, o que representa uma queda de 22,02%.

Fatores econômicos e políticos podem influenciar profundamente as operações de M&A, especialmente em mercados onde a estrutura de capitais é incipiente, como o Brasil. Dentre os principais aspectos que impactam a realização de novas operações de M&A, merecem destaque:

  • ● Cenário Econômico: Tanto a situação econômica nacional quanto a internacional e as previsões mercadológicas tendem a influenciar a disponibilidade de capital no mercado, o apetite ao risco dos investidores e até mesmo o valuation das empresas. Um cenário econômico favorável, por padrão, tende a aquecer as atividades de M&A.
  • ● Estabilidade Política: A estabilidade – ou instabilidade – política influencia diretamente as operações de M&A. Jurisdições consideradas instáveis, como é o caso do Brasil, podem transmitir incerteza e risco aos investidores, reduzindo tanto a disponibilidade de capital no mercado quanto o apetite ao risco destes.
  • ● Profissionalização: À medida que setores da economia se profissionalizam visando melhorar sua eficiência operacional, estes passam a buscar acesso a recursos no mercado, o que tende a gerar novas oportunidades de operações de M&A.
  • Apesar do agravamento das tensões geopolíticas no cenário mundial e de países como Reino Unido, Alemanha e Japão estarem em recessão técnica, os investimentos dos brasileiros em ativos nacionais cresceram 14% em 2023 e atingiram o montante de R$ 5,7 trilhões, conforme divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Nesta linha, apesar da instabilidade macroeconômica global e, sobretudo no Brasil, onde ainda existem questões sensíveis em andamento, como a reforma tributária e a melhoria do déficit fiscal, o mercado tem apostado na tendência de aquecimento das atividades de M&A. Considerando as operações que se tornaram públicas nos primeiros quatro meses do ano, é possível concluir que setores como tecnologia, saúde, biotecnologia e energias renováveis devem dominar as operações de M&A neste ano.

O setor da tecnologia será um dos mais promissores, especialmente no que se refere às empresas que oferecem inteligência artificial (IA), que vem crescendo exponencialmente com o uso de ferramentas como o ChatGPT.

(...)


Source: Monitor Mercantil - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: