TTR In The Press
Jornal de Negócios
May 2017, Rita Faria
Valor das fusões e aquisições de Portugal quase duplica em Abril
Em Abril, o número de transacções cresceu 39% e o valor 86%. A maior operação do mês passado é a compra da EDP Gás pela REN por 532,40 milhões de euros.
O mercado de fusões e aquisições de Portugal registou 25 transacções em Abril, o que representa um crescimento de 39% face ao mesmo mês do ano anterior, revela o relatório mensal de M&A do Transactional Track Record.
Deste total, são conhecidos os valores de apenas 11 operações, que totalizam 726 milhões de euros, um valor 86% superior ao registado em Abril de 2016.
No acumulado do ano, Portugal soma 121 operações e um valor total de 9,1 mil milhões de euros. Neste caso – ou seja, considerando o valor das operações dos primeiros quatro meses de 2017 – o aumento é de 297%.
Ao contrário do que aconteceu nos últimos meses, o subsector que mais se destacou em Abril foi o eléctrico com um total de cinco transacções. Em segundo lugar surge o sector imobiliário que, no acumulado do ano, se mantém como o mais activo, registando um crescimento homólogo de 25% entre Janeiro e Abril. A maior operação do mês passado é a compra da EDP Gás pela REN por 532,40 milhões de euros.
No que respeita às aquisições inbound, os Estados Unidos perderam relevância, sendo Espanha o país que movimenta o maior número de transacções. Desde Janeiro, o país vizinho já adquiriu 18 empresas em território nacional e investiu 872 milhões de euros. Os Estados Unidos surgem em segundo lugar, com seis aquisições, e o Reino Unido em terceiro com quatro.
O cenário outbound está, pelo contrário pouco movimentado, com Portugal a realizar apenas quatro investimentos no exterior, em 2017: duas aquisições em Espanha, uma na Grécia e uma no Reino Unido.
Source: Jornal de Negócios - Portugal