TTR In The Press
O Jornal Económico
November 2018, Mariana Bandeira
Venture capital movimentou 457 milhões de euros até outubro
O relatório do Transactional Track Record revela que o apetite dos fundos de venture capital consumou-se numa aposta em empresas de Tecnologia (17 negócios no ano), Internet (nove) e Turismo, Hotéis e Restaurantes (cinco).
Os 35 investimentos em venture capital em Portugal em 2018 movimentaram 456,97 milhões de euros até outubro, de acordo com o último relatório do mercado transacional em Portugal do Transactional Track Record (TTR), divulgado esta quinta-feira. Naquele que é o último dia da maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo, a Web Summit, há novos sinais de avanço no investimento em capital de risco em Portugal. Só em outubro houve cinco negócios anunciados, mais 67% do que no mesmo mês do ano passado.
O apetite dos fundos de venture capital consumou-se numa aposta em empresas de Tecnologia (17 negócios no ano), Internet (nove) e Turismo, Hotéis e Restaurantes (cinco). Juntamente com os investimentos de private equity, houve 23 transações entre janeiro e outubro, o que representa uma subida de 64,3% face a igual período de 2017.
No mês passado, a as fusões e aquisições (M&A) de empresas aumentaram 19%,23 em termos homólogos, contabilizando 31 operações, tendo-se destacado novamente o setor imobiliário – que já soma 67 transações só este ano –, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde 2017.
“O mercado português soma no ano 109 transações em que empresas nacionais foram adquiridas por companhias estrangeiras, e destas, 29 foram investimentos realizados por empresas com sede em Espanha. No total somam-se 2,1 mil milhões de euros aportados por vizinhos ibéricos em solo português. Destas operações, 12 tiveram como alvo o mercado imobiliário, que permanece como o mais visado por empresas estrangeiras”, pode ler-se no documento.
Ranking de assessorias jurídicas (outubro 2018) |
PLMJ (10,7 mil milhões de euros) |
Morais Leitão (10 mil milhões de euros) |
SRS Advogados (9,2 mil milhões de euros) |
Ranking de assessorias financeiras (outubro 2018) |
Millennium bcp (9,5 mil milhões de euros) |
Bank of America (9,1 mil milhões de euros) |
Citigroup (9,1 mil milhões de euros) |
*Por valor total de transações
Source: O Jornal Económico - Portugal