TTR In The Press
Advocatus
November 2024, Frederico Pedreira
TTR: Cuatrecasas lidera valor de operações de M&A com 1.800 milhões de euros
A Cuatrecasas lidera por valor total das operações, cerca de 1.800,68 milhões de euros, bem como por número de transações, com 28. A PLMJ também conta com 28 operações
O recente ranking do TTR Data, que analisa o período entre 1 janeiro a 31 de outubro de 2024, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A Cuatrecasas lidera por valor total das operações, cerca de 1.800,68 milhões de euros, bem como por número de transações, com 28. A PLMJ também conta com 28 operações.
Segundo o relatório do TTR, nos primeiros dez meses do ano foram realizadas 461 transações que se traduziram num valor total de 9.302 milhões de euros. Das quatro áreas, M&A destacou-se com 202 transações (2.975 milhões de euros), seguida por Asset Acquisition com 109 transações (2.988 milhões de euros), Venture Capital com 100 transações (668 milhões de euros), e Private Equity com 51 transações (2.688 milhões de euros).
Estes números representam uma queda de 20% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2023. Também o capital mobilizado registou uma quebra de 23%. O setor de Real Estate foi o mais ativo, com 80 transações, seguido de Internet, Software & IT Services, com 53.
O TTR selecionou como transação do mês de outubro a aquisição da Coindu pelo Gruppo Mastrotto. A operação contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas, Morais Leitão e PLMJ.
M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions
As sociedades em destaque são a Cuatrecasas, com um valor de 1.800,68 milhões de euros, seguida pela PLMJ, com 1.448,70 milhões, e a fechar o top 3 a Vieira de Almeida (VdA) com um valor total de 1.087,49 milhões de euros.
No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a Cuatrecasas, com 28 transações, seguida da PLMJ, também com 28, e da Morais Leitão, com 27 operações.
Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, seis sociedades de advogados estão representadas na tabela, face ao valor de transações. O sócio da PLMJ Diogo Perestrelo ocupa o lugar cimeiro da tabela com seis transações que se traduzem em 999,80 milhões de euros.
O advogado dealmaker que somou um maior número de transações nestas áreas foi Domingos Cruz, managing partner da CCA Law Firm, com 19. No top 3 ficou ainda Luís Roquette Geraldes, sócio da Morais Leitão, e Paulo Bandeira, sócio da SRS Legal.
Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, por valor de transações, pertencem a seis firmas: PLMJ, com quatro destacados, Cuatrecasas e Deloitte Legal, com dois cada, e a CS’Associados, Uría Menéndez e VdA, com um cada. Francisco Martins Caetano, associado sénior da Cuatrecasas, ocupa o primeiro lugar com um valor total de transações de 902,50 milhões de euros.
Constatando o número de transações, o advogado rising star pertence à CCA Law Firm: Joana Bugia, associada principal, com 16 transações.
Private Equity
Na área de Private Equity as sociedades em destaque são a Cuatrecasas, com 1.050 milhões, a Deloitte Legal, com 900 milhões, e a VdA, com 692 milhões.
No que concerne ao número de transações, o lugar cimeiro da tabela é ocupado pela PLMJ, com oito, seguida pela Garrigues, com sete operações.
Venture Capital
Na área de Venture Capital as sociedades em destaque são a Morais Leitão, com um valor de 270,86 milhões de euros, a CCA Law Firm, com 116,52 milhões, e a SRS Legal, com 115,29 milhões.
No que concerne ao número de transações, o lugar cimeiro da tabela é ocupado pela CCA Law Firm, com 21, seguida pela Morais Leitão, com 13, e pela SRS Legal, com 12.
Equity Capital Markets
Na área de Equity Capital Markets, a Pérez-Llorca é a única firma destacada com uma operação. O sócio Manuel Cordeiro Ferreira foi o único advogado destacado como “dealmaker“, com uma operação. Por outro lado, Inês Dias Lopes foi referenciada como “rising star dealmaker”.
Source: Advocatus - Portugal