TTR In The Press
Diário Económico Sapo
April 2014
"Busy Angels" ajuda a lançar 18 startups
A empresa de "Business angels" disponibiliza financiamento para ajudar os negócios a crescerem e a internacionalizarem-se.
É a resposta ao sonho de qualquer contribuinte: "Controlar os impostos que paga como um perito". Este é o objectivo da Simple TAX, uma plataforma que disponibiliza um 'software' que permite retirar o reembolso máximo do IRS de cada cliente e simplificar a entrega da declaração de impostos. Em menos de um ano, a empresa já entrou em dois países e passou a barreira dos 40 mil clientes, além de ter conseguido atrair capital estrangeiro. Nada disto teria sido conseguido sem o apoio de uma equipa de "anjos da guarda" que estão a ajudar a nascer 18 'startups' em Portugal.
A empresa chama-se Busy Angels e gere dois fundos para investimento em capital de risco, que chegam quase aos três milhões de euros. A Busy Angels é um dos accionistas, outro a PNV Capital, em parceria com a Caixa Capital. Ambos recorrem à linha de apoio ao financiamento de 'business angels' do Compete. "Somos possivelmente a empresa de 'business angels' em Portugal com um maior número de investimentos realizados em startups", estima Francisco Ferreira Pinto, director executivo.
Um operador turístico que pretende atrair turismo de saúde para Portugal, a MedicalPort, um portal online que medeia a relação entre clientes e prestadores de serviços, a Zaask, e uma plataforma, a TTR, que disponibiliza software de informação financeira do mercado ibérico e lusófono que ajuda à decisão em M&A, Mercado de Capitais, Project Finance são outros dos projectos que estão a apoiar.
Como? "Disponibilizando fundos que permitem alavancar o "poder de fogo" de cada negócio, ajudando nas principais decisões estratégicas e disponibilizando o acesso a uma rede de contactos e investidores nacionais e estrangeiros que permita reforçar as parcerias internacionais", explica Francisco Ferreira Pinto. Para isso ficam tipicamente com uma participação minoritária que não chega aos 20%, que vendem, depois da 'startup' estar lançada no mercado. A Busy Angels procura "projectos de base tecnológica, que possam ser escaláveis internacionalmente", descreve o director executivo.
Os 'business angels' são um dos factores da equação de sucesso que transformou os Estados Unidos no mais importante ecossistema empreendedor do mundo.
Devagar, mas Lisboa já começa a entrar no radar mundial dos investidores de capital de risco que ajudam a nascer novas empresas. E a Busy Angels é um dos protagonistas que tem ajudado nesta internacionalização.^`
Económico - http://economico.sapo.pt/noticias/busy-angels-ajuda-a-lancar-18-startups_191180.html