TTR In The Press
Oje
September 2015
Aquisições e fusões batem em 8 meses negócios de 2014
O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou sete transações em Agosto envolvendo 832,5 milhões de euros.
A transação do mês, assim classificada pela TTR no seu relatório de agosto, foi a venda dos edifícios da Torre Ocidente que integra o complexo das Torres Colombo, em Lisboa, num valor próximo dos 80 milhões de euros.
Esta operação teve como vendedor um consórcio formado pelo grupo CGD, Iberdrola Inmobiliária, CBRE Global Investors e Sonae Sierra e comprador um investment trust cotado em Singapura e nela participaram como assessores jurídicos a Guarrigues de Portugal e Uría Menéndez - Proença de Carvalho. A operação foi ainda assessorada pela firma de consultoria e assessoria imobiliária Cushman & Wakefield de Portugal.
No acumulado do ano (entre janeiro e agosto), há a assinalar 139 transações, entre operações anunciadas e concluídas, movimentando 10.739 milhões de euros, incluindo a aquisição de ativos e tendo em conta as operações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal Ibérico TTR.
O total movimentado até agora já é superior ao valor movimentado em todo o ano de 2014 tendo em conta as operações com valor divulgado e cada vez mais se aproxima ao valor movimentado em todo o ano de 2013, que ascendeu a 12.201,9 milhões de euros.
Nos primeiros oito meses do ano, os subsetores mais ativos no mercado português foram, de acordo com este relatório, por esta ordem: imobiliário, financeiro e seguros, tecnologia e Internet. No ano passado, os subsetores mais atraentes tiveram ordem inversa. À cabeça figurou a tecnologia, seguida do imobiliário, do setor financeiro e seguros e do vidro, da cerâmica, do papel, dos plásticos e das madeiras.
Aquisições feitas por estrangeiros
Em relação às aquisições feitas por estrangeiros em Portugal, as empresas espanholas são as mais ativas no acumulado do ano. Até agora já foram registadas 11 aquisições. Em segundo colocado estão os Estados Unidos que até agora realizaram nove aquisições em território português, e em terceiro a França com sete aquisições.
Já em relação aos países que realizaram os maiores investimentos em empresas lusas temos as companhias de Luxemburgo como maiores investidores. As luxemburguesas movimentaram até agora 5.802 milhões de eruos, seguida pelas empresas norte-americanas que investiram 728,7 milhões.
Entre os subsetores de interesse das empresas estrangeiras estão: financeiros e seguros, imobiliário, distribuição e retalho e tecnologia. No total, entre janeiro e agosto, já foram realizadas 44 aquisições por empresas estrangeiras em Portugal.
Portuguesas adquirindo empresas estrangeiras
O acumulado do ano, de janeiro e agosto de 2015, as empresas portuguesas já realizaram 11 compras em território estrangeiro. O Brasil foi o país onde as empresas lusas mais realizaram investimentos com quatro operações, seguido da França com três e da Espanha com duas aquisições.
Os subsetores de maior interesse das empresas lusas são: distribuição e retalho; e outros bens de consumo.
Private Equity e Venture Capital
Ainda de acordo com o TTR - Transactional Track Record, entre janeiro e agosto deste ano verificaram-se 16 transacções envolvendo empresas de private equity, envolvendo 262 milhões de euros.
Em relação às operações protagonizadas por empresas de venture capital, há a registar 19 transações, que movimentaram 19,5 milhões de euros.
O relatório da TTR - Transactional Track Record, que tem como Research and Business Intelligence Manager, Wagner Rodrigues, destaca igualmente que tanto em operações de venture capital como de private equity o subsetor que atraí mais investimentos é o de tecnologia.
AR/OJE
Oje - http://www.oje.pt/aquisicoes-fusoes-batel-negocios-2014/