TTR In The Press

Oje

December 2015

Portugal. Fusões e aquisições triplicam em 2015

Empresas espanholas são as que mais realizaram investimentos no acumulado do ano

Juros, dívida, euros, dinheiro

 

O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou no mês de novembro outubro 26 transacções que movimentaram 2,54 mil milhões de euros, e entre janeiro e novembro, foram registadas 224 transações que movimentaram 18,27 mil milhões, entre anunciadas e concluídas, incluindo aquisição de activos e tendo em conta as operações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal Ibérico TTR.

O valor total de 18,27 mil milhões de euros movimentado até agora em 2015 é mais que o triplo que que foi registado em todo o ano de 2014.

Entre janeiro e novembro de 2015, os subsetores mais ativos no mercado português foram: Imobiliário; Financeiro e Seguros; Tecnologia; e Turismo, Hotelaria e Restaurantes, respetivamente.

Espanha lidera investimentos em Portugal

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, as empresas espanholas são as que mais realizaram investimentos no acumulado do ano. Até agora já foram registadas 16 aquisições.

Em segundo colocado está os EUA que até agora realizaram 11 aquisições em território português, e em terceiro a França com 10 aquisições.

Cabe destacar também os subsetores que atraem o maior interesse das empresas estrangeiras são: Financeiros e Seguros; Imobiliário; Tecnologia; Telecomunicações; e Energia Eólica, respetivamente.

Private Equity e Venture Capital

Neste ano, entre janeiro e novembro, já foram registadas 36 transações envolvendo empresas de Private Equity, que movimentaram 1,56 mil milhões de euros. As empresas que atuam no segmento de tecnologia foram as que mais atraíram este tipo de investimento. O volume movimentado, entre janeiro e outubro de 2015, foi de 1,47 mil milhões.

Em relação as operações envolvendo empresas de venture capital, de janeiro a novembro de 2015, já foram registadas 26 transações que movimentaram 51,27 milhões de euros. As empresas que atuam no segmento de tecnologia e internet foram as que mais atraíram este tipo de investimento.

Transação do mês

A transação destacada no mês de novembro de 2015 pelo TTR foi a conclusão da aquisição pelo grupo Cheung Kong, por meio da portuguesa PTRW Renewable Bid, de 100% do capital social da empresa lusa Iberwind, por 1 milhão de euros. A transação contou com a assessoria financeira do BBVA Corporate Finance e do BNP Paribas Corporate & Investment Banking.

OJE/TTR

oje.pt http://www.oje.pt/portugal-fusoes-e-aquisicoes-triplicam-em-2015/


Subscribe to our free newsletter: