TTR In The Press
Advocatus
April 2017
M&A no 1º trimestre de 2017 supera valor total de 2016
O valor das transações de fusões e aquisições registadas no primeiro trimestre deste ano ultrapassa o de todo o ano 2016: 8,38 mil milhões de euros face aos 8,34 mil milhões de euros do ano passado, correspondentes a 38 operações. Os dados são do novo Relatório Transacional TTR do mercado Ibérico, em colaboração com a Intralinks.
Entre janeiro e março, o mercado nacional de M&A registou um total de 95 transações, o que representa um aumento de 32% em volume face ao mesmo período de 2016, revela o documento. Foram contabilizadas sete operações consideradas de grande porte – cujo valor é igual ou maior que 250 milhões de euros.
O imobiliário foi o subsetor que mais se destacou, assim como nos dois anos anteriores, com o registo de 16 transações, um salto de 45%. A seguir está tecnologia, com uma redução de 38% e 10 operações. Outros destaques são os setores financeiro e seguros, distribuição e retalho.
As aquisições inbound verificadas no primeiro trimestre correspondem a um crescimento de 23% em comparação com o período homólogo de 2016, em que se registaram 26 operações protagonizadas por empresas estrangeiras. As 32 transações que ocorreram apenas nos três primeiros meses de 2017 correspondem a 36% do número total de inbound registadas no ano 2016 inteiro.
Entre os investidores destacam-se os espanhóis, com a aquisição de 13 empresas portuguesas. Cinco firmas foram adquiridas pelos Estados Unidos, que por sua vez, regista o maior valor revelado entre os estrangeiros. A Alemanha contabilizou quatro transações.
Os setores que mais se destacaram foram imobiliário e químico e materiais químicos. Já no âmbito outbound, os portugueses adquiriram três empresas internacionais no período.
O trimestre fechou com 10 operações de private equity em Portugal, um aumento de 43% em relação ao ano anterior. Destas, cinco revelaram valores que somam 1,9 mil milhões de euros, crescimento de 294%. O subsetor que mais se destaca é financeiro e seguros.
No cenário de venture capital, foram realizadas 14 operações, aumento de 27%. Deste total, 10 transações revelaram valores que somam aproximadamente 22 milhões de euros, uma redução de 71%. O setor mais movimentado foi o de tecnologia, confirmando a mesma tendência dos quatro anos anteriores.
A transação do trimestre foi a aquisição da Gascan pela Artá Capital, no valor de 70 milhões de euros. A operação foi assessorada juridicamente pela CMS Rui Pena & Arnaut e pela Cuatrecasas.
Source: Advocatus - Portugal