TTR In The Press

O Jornal Económico

October 2017, Mariana Bandeira

Transações em Portugal caem 29% em agosto

O relatório mensal de M&A da ‘Transactional Track Record’ aponta para 15 operações no mês passado, uma queda face ao mesmo período de 2016. O setor ‘saúde, higiene e estética’ compete com o ‘petróleo e gás’ para mais atrativo do ano.

O mercado de fusões e aquisições de Portugal caiu no mês passado, quando comparado com o mesmo período de 2016. Registaram-se 15 transações em agosto, o que significa uma queda de aproximadamente 28,57%, segundo o relatório mensal de M&A da Transactional Track Record(TTR).

No universo das 15 operações assinaladas, seis transações apresentaram valores de 118 milhões de euros. No entanto, a operação de maior destaque no mercado de fusões e aquisições português, no mês passado, foi a conclusão da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da EDP – Energias de Portugal sobre a sua subsidiária EDP Renováveis – uma transação que somou 296 milhões de euros, a um preço por ação de 6,75 euros.

Ao analisar a evolução do início do ano até agosto, nota-se um crescimento, em relação ao ano anterior. Houve 201 transações desde janeiro, o que representa mais 9,84% comparativamente ao período homólogo do ano passado. Dos 201 negócios concluídos, 150 foram de M&A, 29 de private equity e 22 de venture capital, sendo que os investimentos de private equity subiram 163%, com mais de quatro mil milhões de euros envolvidos.

“O setor de ‘saúde, higiene e estética’ foi um dos mais ativos em transações em Portugal [em 2017]. Das 17 transações registradas pelo TTR [de janeiro a agosto], seis foram investimentos de empresas estrangeiras. O mesmo setor também está a atrair investimentos de private equity e está empatado com ‘petróleo e gás’ como o mais ativo do ano”, refere o relatório TTR, acrescentando ainda que o ‘imobiliário’ já obteve 37 transações no ano e cresceu 16% em agosto.

 

Ranking de assessorias jurídicas e financeiras de janeiro a agosto

Apoio financeiro Apoio jurídico
Natixis Partners   Vieira de Almeida
BBVA Úria Menéndez – Proença de Carvalho
Millennium bcp    Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados

Source: O Jornal Económico - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: