TTR In The Press

Funds People

October 2017

Mercado de fusões e aquisições movimentou 8,4 mil milhões de euros entre janeiro e setembro

De acordo com o Relatório Mensal de M&A da Transactional Track Record, entre janeiro e setembro o mercado de fusões e aquisições de Portugal movimentou cerca de 8,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 42,73% face ao período homólogo.

Desde o início do ano foram registadas 222 transações, sendo que o segmento imobiliário surge como o mais ativo no período em questão: desde janeiro foram registadas 45 operações envolvendo empresas do setor, representando um crescimento de 22%, revela o relatório. Não obstante, o sector de Saúde, Higiene e Estética foi onde se verificou um crescimento mais acentuado – as transações aumentaram 27%.

No que diz respeito a transações cross-border, a Espanha surge com 19 aquisições de empresas nacionais, sendo o país com maior número de transações efetuadas em território nacional. Segundo o relatório, ao todo, o mercado português registou 74 operações de inbound. Por outro lado, embora o Reino Unido e a Espanha tenham registado maior número de transações, as empresas dos Estados Unidos movimentaram mais de 1,1 mil milhões de euros, sendo este o país que maior valor movimentou.

Do lado das operações de private equity, entre janeiro e setembro verificaram-se 31 operações, o que representa um aumento de 11% face ao mesmo período do ano passado. Apenas dez dessas transações revelaram valores, os quais ascendem a 4,6 mil milhões de euros. Já do lado das operações de venture capital o cenário parece ser o inverso, uma vez que se verificou uma queda tanto no valor total de investimentos – apenas 26 milhões de euros no período em questão, uma queda de 70% - como no número de operações – apenas 21 operações.

 


Source: Funds People - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: