TTR In The Press

O Jornal Económico

November 2017, Mariana Bandeira

Fusões e aquisições crescem mais de 45% em outubro

O relatório mensal de M&A da ‘Transactional Track Record’ aponta para 16 operações no mês passado, uma subida face ao mesmo período de 2016. No dia em que arranca o Web Summit, sabe-se que a tecnologia foi o subsetor com maior destaque.

O mercado de fusões e aquisições de Portugal cresceu no mês passado, quando comparado com o mesmo período de 2016. Registaram-se 16 transações em outubro, o que corresponde a um salto de aproximadamente 45,86%, segundo o relatório mensal de M&A da Transactional Track Record (TTR).

As transações totalizaram 1,02 mil milhões de euros em outubro, sendo que o maior destaque foi a conclusão da compra de 100% do capital social da EDP Gás e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição e EDP Gás GPL, pela REN – Redes Energéticas Nacionais, um negócio que movimentou 532,4 milhões de euros.

No dia em que arranca o Web Summit, a análise da TTR dá conta de que a tecnologia foi o subsetor com maior relevo, com três transações. O país conta já com 241 negócios desde o início de 2017, que somam um total de 9,4 mil milhões de euros. O valor das transações de M&A em Portugal registou um acréscimo de 43,1%, à boleia do setor de Saúde, Higiene e Estética, que teve o maior crescimento (38%).

De acordo com os dados mais recentes, as maiores aquisições portuguesas do ano foram feitas no Reino Unido. “O mercado português totalizou 81 operações de cross-border inbound. Destas, 23 foram investimentos de empresas com sede em Espanha”, sublinha ainda o relatório.

Quanto às transações de private equity, no mês passado, houve cinco, o que perfaz um boom de 191% no conjunto do ano de 2017. Relativamente às de venture capital, apesar de estarem a ter pouca expressão ao longo do ano, contaram três operações, uma subida significativa faxe ao período homólogo do ano passado.

Ranking de assessorias jurídicas e financeiras de janeiro a outubro

Apoio financeiro Apoio jurídico
Natixis Partners     Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
BBVA Vieira de Almeida
Millennium bcp Úria Menéndez – Proença de Carvalho

 


Source: O Jornal Económico - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: