TTR In The Press

DCI Diário Comércio Indústria & Serviços

December 2017

Fusões e aquisições têm viés positivo

O crescimento de 1,6% do investimento no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre já mostra perspectivas positivas em relação à percepção dos estrangeiros quanto a retomada econômica do País. A cautela, porém, ainda é visível entre os setores.

Mesmo ante às discussões sobre a reforma da Previdência, a alta dos investimentos no PIB tem maior disseminação entre os setores e começa a acompanhar a recuperação gradual da economia.

A falta de um direcionamento sobre quantos votos à favor a reforma terá e a certeza de que, independente de sua aprovação neste ano, o novo presidente precisará aprofundá-la, porém, ainda traz “um pé atrás” por parte do investidor estrangeiro.

No que tange Fusões e Aquisições (do inglês, Mergers and Acquisitions, M&A), o mês de novembro apontou o bom momento dos setores ligados à saúde e educação básica, ambos representando boas oportunidades de verticalização (saúde) e consolidação.

“O setor de tecnologia, líder em quantidade de operações, mas com baixo ticketdevido ao menor porte das empresas envolvidas, também observou negócios de players importantes, como a fusão do Zap Imóveis e VivaReal”, destaca Ana Elisa Bacha Lamounier, CEO e fundadora da Sparks Capital.

Em termos de números, levantamento da consultoria Transactional Track Record (TTR) mostra estabilidade no acumulado do ano em comparação com 2016. Até novembro, foram 975 transações com valor de R$ 169 bilhões, alta de 3,4% frente ao mesmo período de 2016.

A privatização da Eletrobras e a abertura de capital da BR Distribuidora foram alguns dos destaques até agora.

Concessões e privatizações

Nas principais atualizações sobre as concessões e privatizações, o movimento também tem sido positivo.

Os novos leilões para a concessão de rodovias, por exemplo, terão uma mudança nas regras de exigência de capital das futuras concessionárias para evitar problemas financeiros. As concessões voltadas à manutenção das estradas geridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) também estão na pauta, junto com o leilão para a concessão da Lotex, do trecho norte do Rodoanel e a venda de até 49% das ações ordinárias do Banrisul.


Source: DCI Diário Comércio Indústria & Serviços - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: