TTR In The Press

O Jornal Económico

June 2018, Mariana Bandeira

Mercado transacional cai em número mas ganha em valor impulsionado pela OPA à EDP

Operação em destaque no mês passado, pela Transactional Track Record, foi a conclusão da compra do edifício Liberdade 108 pelo BMO Real Estate Partners.

O mercado de M&A em Portugal registou um em queda de 13,64% em maio comparativamente ao mesmo período de 2017, segundo o mais recente relatório da Transactional Track Record (TTR). As fusões e aquisições de empresas no país somaram 9,2 mil milhões de euros no mês passado e 19 operações, o que representa uma subida de 2,2% em termos de valor.

O volume financeiro dos investimentos cresceu devido à Oferta Pública de Aquisição (OPA) da China Three Gorges à EDP – Energias de Portugal, avaliada em 9,1 mil milhões de euros, e responsável por levar o mês de maio a fechar com um resultado positivo.

A operação em destaque no mês passado foi a conclusão da compra do edifício Liberdade 108 pelo BMO Real Estate Partners, por um valor total de 15 milhões de euros, que contou com o apoio jurídico da Garrigues Portugal.

Segundo o mesmo documento, o investimento em venture capital segue em alta apesar de apenas ter assinalado duas operações em maio: “As rondas de investimento das startups THE HUUB, que recebeu aporte fundo Pathena, e a Dashdash, que recebeu uma injeção de capital em uma ronda Série A liderada pela norte-americana Accel Partners, com participação da Cherry Ventures, da Atlantic Labs e de investidores particulares, movimentaram aproximadamente 10 milhões de euros”, exemplifica.

De janeiro a maio de 2018, Portugal teve 113 negócios anunciados, menos 24,16% do que no ano passado, com um valor superior a 12,3 mil milhões de euros,  que significa um salto de 88,4% face ao igual período de 2017.

“O setor Imobiliário também foi o alvo preferencial dos investidores estrangeiros, especialmente dos vizinhos ibéricos que realizaram cinco operações no segmento, incluindo a aquisição pela Atitlan Grupo de um complexo de escritório comerciais do Millennium bcp por aproximadamente 12 milhões de euros, no Porto, em maio”, refere o relatório da TTR sobre o mercado transacional português.


Source: O Jornal Económico - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: