TTR In The Press
Sapo
August 2021
Grandes fundos estão às compras em Portugal. Saiba quais são
Vêm atrás de negócios a bom preço, com uma rentabilidade estável e, de preferência, à prova de inflação. A maioria tem sede na Europa.
pandemia não travou o ímpeto das fusões e aquisições em Portugal, bem pelo contrário. Segundo dados da TTR, o volume de investimentos deu um salto de 24% em 2020 para 18,4 mil milhões de euros. Este ano o valor está a ser mais baixo, mas ainda assim com números elevados. A compra de 25% da dona do Continente pelo gigante do private equity CVC mostra que Portugal continua no radar dos grandes fundos e gestoras internacionais, que procuram ativos com preços atrativos, rentabilidades estáveis e potencial de valorização.
Os números da plataforma financeira dão conta de 6,7 mil milhões em fusões e aquisições (F&A) concretizadas ou anunciadas este ano, menos 38% do que em 2020. Já no número de negócios há um crescimento de 31,5%, para 267.
“Portugal é um mercado periférico e menos batido, com preços atrativos e um nível de risco que nestes ativos é equivalente”, destaca Luís Valença Pinto, responsável pela atividade de capital de risco da Haitong Capital. Os fundos procuram “setores protegidos ou, quando em mercado aberto, empresas com uma grande base de clientes e negócios estáveis”, acrescenta.
Source: Sapo - Portugal