TTR In The Press
Fusões & Aquisições
February 2022
Empresas recorrem a fusões e aquisições para contornar escassez de talentos tech
A escassez de talentos na área de tecnologia fez crescer no Brasil uma tática adotada em outros países na batalha por profissionais qualificados: a chamada Acqui-Hiring, operações de fusões e aquisições que têm como principal objetivo incorporar mão de obra. Enquanto a oferta de profissionais está longe de suprir a demanda, equipes já estruturadas são vistas como um ativo mais valioso para as empresas.
A estratégia abrange todos os setores, de empresas como a Sinqia, de software para o mercado financeiro, até a corretora Warren, mas tem ajudado a impulsionar sobretudo negócios na área de tecnologia. Em 2021, as techs fizeram 945 fusões e aquisições (entre anunciadas e fechadas), ou pouco mais de um terço do total das transações. As operações movimentaram R$ 78 bilhões segundo estudo da Transactional Track Record (TTR).
No cenário global, também uma em cada três empresas compradas no ano passado eram do setor de tecnologia, segundo a Bain & Company. O sócio da consultoria, Luis Frota, atribui essa realidade em parte ao aumento da busca por talentos. “A capacidade tecnológica é um parâmetro importante, assim como os negócios. No entanto, a qualidade do time está em pé de igualdade ou tem até mais peso em alguns casos”, diz.
Source: Fusões & Aquisições - Brazil