TTR In The Press

Fusões & Aquisições

December 2022

Fusões e aquisições podem crescer 15% em 2023. Saiba como aproveitar

Os movimentos de fusões e aquisições (M&A na sigla em inglês) são de praxe operações que as empresas fazem, principalmente as companhias negociadas na bolsa de valores. E em 2023, segundo avaliação de especialistas, o mercado deve ficar mais aquecido do que o segundo semestre de 2022.

Com a pressão inflacionária causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o mercado brasileiro ficou tensionado nos últimos meses do ano. João Rafael Araújo Filho, sócio da Grant Thornton, afirma que toda vez que a inflação está mais alta, os juros aumentam, e a empresa compradora fica mais meticulosa quanto a realizar essas operações.

Os juros são uma linha determinante no momento em que um comprador vai adquirir uma empresa. A escolha é sempre entre deixar o dinheiro render ou realizar um M&A para ter um retorno melhor. “Quando ataxa Selic está alta, se torna mais vantajoso deixar na renda fixa do que correr o risco de uma fusão ou aquisição, já que pode existir a possibilidade do negócio não vingar”, explicou o especialista.

Mas essa dificuldade do setor parece ser algo momentâneo. Um levantamento realizado por Alexandre Pierantoni, chefe da área de finanças corporativas e M&A da consultoria multinacional Kroll, apontaram que a expectativa de fusões e aquisições pode aumentar em ao menos 15% no próximo ano.

Até outubro de 2022, foram registradas aproximadamente 1.860 transações, segundo a plataforma de tecnologia financeira Transactional Track Record (TTR) – o número é 14% menor que o mesmo período de 2021.


Source: Fusões & Aquisições - Brazil 


Subscribe to our free newsletter: