TTR In The Press
Endeavor
October 2013
Aprenda a gerar inovação olhando para os problemas sob a ótica das contradições
O processo parece simples: encontre um problema existente, desenhe uma solução inovadora, crie um protótipo e teste rapidamente a ideia para saber se ela é viável ou não. Para quem considera que a parte mais difícil é encontrar um problema a ser resolvido, não se preocupe, basta aplicar um método chamado Innovatrix. O método é uma extensão do Triz, desenvolvido pelo cientista russo Geinrich Altshuller, cujo eixo central é a eliminação do que ele chamou de contradição.
Para entender o que significa eliminar uma contradição, vale analisar o modelo de négocio da startup Dress & Go, que acaba de receber um aporte de capital da A5 Internet Investments no valor de R$ 1 milhão. O modelo dela é o aluguel de vestidos de grifes conhecidas, a um preço médio entre 20 e 30% do valor original. Contradição resolvida: Como as mulheres podem manter-se sempre na moda, com uma grande variedade de vestidos de famosos estilistas nacionais e internacionais, sem no entanto gastar uma fortuna?
Outro exemplo é realizar uma promoção direcionada ao consumidor no momento e no lugar em que ele está propenso a consumir o produto, sem recorrer à tradicional distribuição de panfletos, dispendiosa e de impacto pouco mensurável. Esta contradição foi resolvida pela empresa Guiato, que também faz parte do portfólio de investimentos da A5 Internet Investments. A empresa oferece um aplicativo para os dispositivos móveis, que recebe os tradicionais panfletos de promoções, geralmente distribuídos porta a porta ou nos encartes de jornais. Como a solução está baseada na geolocalização, o consumidor pode ver pelo celular ou tablet as ofertas mais próximas de onde ele está.
É certo que o avanço tecnológico e a crescente popularização do acesso à internet criam um campo fértil para a solução de contradições. Ao que parece a empresa alemã de venture capital Project A Ventures acredita neste cenário, pois recentemente anunciou que pretende direcionar parte de um fundo global de 50 milhões de euros para o desenvolvimento dos negócios de internet e mobile no Brasil. A empresa investe em projetos nas áreas de e-commerce, serviços online, adtech e mobile, que estejam em estágios de incubação ou aceleração.
Uma vez ajustada a nossa mente para enxergar oportunidades sob a ótica das contradições, não adianta apenas deparar-se com centenas delas todos os dias. É preciso partir para a execução dos protótipos das possíveis soluções encontradas.
Wagner Rodrigues é responsável pelo mercado brasieliro na área de Research and Business Intelligence do TTR - Transactional Track Record