TTR In The Press

Oje

October 2013

Investidores dos EUA lideram aquisições



A compra de participações empresariais movimentou dos norte-americanos 2769 milhões de euros em apenas três meses. Em troca, os EUA são o principal destino do capital que sai do Brasil. A escala é, no entanto, muito menor.

As fusões e aquisições são um bom indicador para avaliar o dinamismo nos negócios e a atratividade de um país para atrair capital estrangeiro. E no Brasil, as aquisições estão em alta: só entre janeiro e setembro deste ano, este tipo de operações (contabilizando apenas aquelas cujo valor foi tornado público) totalizaram 107,6 mil milhões de reais (36,339 mil milhões de euros), revela um relatório da TTR - Transactional Track Record -, empresa de apoio à decisão estratégica, a que o Exportar & Internacionalizar teve acesso.

No conjunto dos nove meses, a TTR destaca como particularmente dinâmico o terceiro trimestre, com 234 operações de compra realizadas, das quais 83 por empresas dos EUA.

Somente nos últimos três meses, os norte-americanos compraram 28 participações acionistas em empresas brasileiras, envolvendo 8,2 mil milhões de reais (2.769 milhões de euros). Uma das operações mais recentes a merecer destaque foi a compra pela FleetCor Technologies de 100% da VB Serviços e DB Trans, por 300 milhões de dólares (221 milhões de euros).

Depois dos norte-americanos, os investidores alemães foram os investidores estrangeiros que adquiriram maior número de participações em empresas brasileiras nos primeiros nove meses deste ano: 18, contabilizando apenas as operações que foram divulgadas, movimentado 574 milhões de euros.

No acumulado dos nove primeiros meses, os negócios envolvendo empresas que atuam no segmento da internet, que, em 2012, não figurava sequer no grupo dos cinco setores mais ativos, lideraram com 62 operações.

Na área do comércio eletrónico assumiu destaque a compra da totalidade da Época Cosméticos pela Magazine Luiza, por 15,9 milhões de reais (5,37 milhões de euros).

Na área financeira e seguradora, a segunda mais importante em número de operações, foram realizadas 45. No último trimestre foi destaque a compra pela Brasil Insurance de 99,99% do capital da AWF Corretora de Seguros, por 19 milhões de reais (6,4 milhões de euros).

O relatório da TTR analisa igualmente as aquisições brasileiras no exterior, concluindo que, ao longo dos primeiros nove meses, foram realizadas 35 operações, das quais 10 visaram a compra de participações em empresas norte-americanas. Estas operações, contabilizando apenas os montantes divulgados, totalizaram 5,3 mil milhões de reais (1.789 milhões de euros).
As empresas uruguaias foram as segundas mais apetecidas. A TTR dá como exemplo o acordo recentemente assinado pela Eletrobras com vista à aquisição de 50% da eólica Rouar, que se insere na estratégia da brasileira para controlar o parque eólico Proyecto Rosendo Mendoza, no Uruguai.


Oje - http://www.oje.pt/suplementos/exportar-e-internacionalizar/investidores-dos-eua-lideram-aquisicoes


Subscribe to our free newsletter: