TTR In The Press
Sapo
August 2024, Luís Leitão
Os 10 maiores negócios de 2024 já concretizados (até agora)
As dez maiores operações empresariais do ano contaram com operações acima dos 100 milhões de euros e abrangem setores tão diversos como os biocombustíveis e a banca.
O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou uma queda acentuada no primeiro semestre de 2024, contrariando a tendência global.
De acordo com dados da TTR Data, foram concretizados apenas 295 negócios, uma redução de 22% face ao mesmo período de 2023, marcando a maior queda homóloga de um primeiro semestre em pelo menos dez anos.
No entanto, foram fechadas uma série de operações de grandes dimensões envolvendo empresas nacionais desde janeiro. É disso exemplo o desfecho da compra do Eurobic pelos espanhóis do Abanca por 300 milhões de euros, que esperava luz verde dos reguladores desde novembro, quando o negócio foi anunciado, e a aquisição de 60% da Cimpor pela Taiwan Cement Corporation à turca Oyak por 480 milhões de euros, passando a empresa taiwanesa a controlar 100% do capital da cimenteira nacional.
Estes são apenas dois dos dez maiores negócios concretizados este ano até agora, de acordo com dados recolhidos pelo ECO junto da TTR Data e da Dealogic. Conheça alguns detalhes destas operações, notando que fica de fora desta listagem o maior negócio anunciado este ano, protagonizado pela Galp Energia e pela Abu Dhabi National Oil Company, envolvendo a alienação de 10% dos ativos upstream da petrolífera nacional em Moçambique por 650 milhões de dólares, por a operação ainda não ter sido concretizada; assim como o recente anúncio da compra da Nowo pelos romenos da Digi, por 150 milhões de euros, por a operação ainda ter de passar no crivo da Autoridade da Concorrência.
1. EDP vende ativos no Brasil
Comprador: Edify Empreendimentos e Participações
Vendedor: EDP Brasil
Alvo: EDP Transmissão SP-MG e Mata Grande Transmissora de Energia
Valor: 482 milhões de euros
Setor: Energia
Negócio: A EDP Brasil, subsidiária da EDP, concluiu a venda de duas linhas de transmissão (EDP Transmissão SP-MG e Mata Grande Transmissão de Energia) com uma extensão total de 857 quilómetros à brasileira Edify Empreendimentos e Participações. A EDP revelou que “esta operação faz parte da estratégia de rotação de ativos de transmissão no Brasil, definida no plano de negócios da companhia.”
Source: Sapo - Portugal