TTR In The Press

Sapo

August 2024

Grandes empresas mantêm o mercado de fusões e aquisições vivo em agosto

Em linha com o montante agregado de 62.635 milhões de euros de transações registadas nos meses anteriores, mais 38% em comparação com o mesmo período de 2023.

Empresas como a Iberdrola, Indra, Fluidra, Aedas Homes e Europastry mantiveram esta tendência em agosto, animando o mercado com o anúncio de novas aquisições ao longo do mês.

A operação mais destacada foi a da Iberdrola, que anunciou no início de agosto a aquisição de 88% da companhia elétrica inglesa Electricity North West (ENW) por cerca de 2.500 milhões de euros, o que significa avaliar a empresa, incluindo a dívida, em cerca de 5.000 milhões. Com esta operação, o Reino Unido torna-se o primeiro país da empresa em termos de base de ativos de rede, com cerca de 14 mil milhões de euros, seguido dos Estados Unidos com 13,3 mil milhões de euros.

Se há setor que se destaca dos restantes, é o sector imobiliário, um dos mais ativos no mercado de fusões e aquisições, com um total de 340 transações até julho, segundo dados da TTR. Em agosto, destaca-se o anúncio da aquisição de 100% da Inmobiliaria Espacio pela Aedas Homes. A empresa explicou em comunicado que, com este investimento, está a aumentar a sua capacidade e oferta de produtos em boas localizações e a proporcionar muito valor aos seus acionistas.

Noutros setores, a Europastry anunciou, no início deste mês, a aquisição da empresa holandesa De Groot Edelgebak, distribuidora de produtos de padaria congelados para o canal foodservice, no âmbito da sua expansão na Europa Central. Segundo a empresa, esta aquisição reforçará a sua presença e a dos seus produtos no canal de restauração (que inclui, entre outros, restaurantes, cafetarias, padarias e cadeias de pastelaria), um dos seus objectivos estratégicos para os próximos anos.

No mesmo dia, a Indra também anunciou a aquisição da Deimos, a filial tecnológica da Elecnor especializada no desenvolvimento de missões espaciais e integração de satélites, para reforçar a carteira da sua nova empresa aeroespacial, segundo um comunicado da empresa.

Outra das empresas que se lançaram numa onda de compras em agosto foi a Fluidra, que anunciou duas aquisições. No início de agosto, a empresa especializada em equipamentos para piscinas e wellness anunciou um acordo para a compra de 100% do grupo NCWG, um dos principais distribuidores de produtos para piscinas em Portugal. Alguns dias mais tarde, anunciou a compra da Chadson Engineering, líder na conceção e fabrico de sistemas de filtração granular e regenerativa na Austrália.


Source: Sapo - Portugal 


Subscribe to our free newsletter: